
Miguel Montez Leal
Nasceu no Cartaxo (Santarém), em 1970, filho de lisboeta e de ribatejano. Desde os quinze anos de idade que se começou a dedicar à investigação genealógica, começando por estudar e pesquisar as suas origens familiares.
Tem formação na área da genealogia com o Curso Como se Faz Genealogia realizado na Biblioteca Municipal de Braamcamp Freire, em Santarém, no ano de 2005, ministrado pelo Dr. Paulo Alcobia Neves; Curso de Especialização em Genealogia e Sociedade. Pesquisar e Contextualizar, 1ª edição pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP=IFOR, Instituto de Formação e Consultoria), 1ª edição, ministrado pelo Doutor Guilherme Maia Loureiro, 2014; Curso de Introdução à Genealogia (Diploma de Especialização), Curso e Formação com o Doutor Francisco Queiroz, CRIAP, Porto, 2024. Tem dois livros publicados neste âmbito; Cartaxo, 200 anos de concelho. Genealogia e Apelidos e Genealogia da família Victória Pereira - de Pitões das Júnias para o Mundo.
É Doutor em História da Arte Contemporânea (2015), Mestre em História da Arte Contemporânea (2007), ambos como bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, licenciado em História (1992), graus obtidos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Pós-licenciado no Ramo de Formação Educacional em História (1993-1995), na mesma universidade e pós-graduado no Curso de Estudos Europeus-Dominante Jurídica realizado na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa. Em Espanha fez vários Cursos de Verão, dois na Fundación Sánchez-Albornoz em Ávila, em Julho de 1992, Derecho para Historiadores, curso com a duração de 60 horas; novamente em Julho de 1994, e na mesma instituição, realizou o Curso de Paleografía Medieval y Moderna.
De 1996 até 1999 frequentou o Doctorado em Sociedad y Política en la España Moderna (siglos XV al XVIII) na Facultad de Geografía y Historia da Universidad Complutense de Madrid, tendo realizado os cursillos de Doctorado faltando a tesina e tesis para completar todo este programa de doutoramento. Fez o Curso de Verano, Clasicismo y Clasicismos en El Siglo XX na Escuela de Historia del Arte Enrique Lafuente Ferrari na Universidad Internacional Menéndez y Pelayo (Santander), em Agosto de 1999. Simultaneamente, em Madrid, foi tradutor e revisor de provas nas Ediciones El Viso, Madrid(de 1998 a 2001), tradutor de português para castelhano no El Corte Inglés (Madrid), de 2000 a 2001. Foi também Professor de Português para Estrangeiros, graus I e II na Academia Brighton(na Plaza Colón, em Madrid). Regressou a Portugal em Junho de 2001, após cinco anos na capital espanhola e voltou a ser professor de História no Ensino Secundário.
É investigador, desde 2007, do Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa. De 2015 a 2023 foi Guia Especialista freelancer para a Fundação INATEL, tendo viajado por Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Noruega. Foi Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação de Santarém ( 2023-2024), tendo sido responsável por duas unidades curriculares, Património Cultural e Património Cultural em Portugal, em duas diferentes licenciaturas: Licenciatura em Ensino Básico (LEBA) e na Licenciatura em Turismo e Ambiente da Natureza (LEATN).
É cronista na imprensa regional desde 1994 e tem-se dedicado ao estudo e investigação da história local da sua cidade natal, o Cartaxo. É conferencista e tem participado em inúmeros colóquios e congressos desde 2007. Possui variadíssimos artigos académicos publicados dedicando-se maioritariamente ao estudo do Romantismo em Portugal (século XIX), ao estudo da arquitectura barroca e à história medieval em Portugal. Foi coordenador da Colecção Cartaxo, 200 Anos (1815-2015), tendo sido autor de sete livros desta colecção composta por doze volumes. É autor de um livro de poesia, Latitudes e de um livro de genealogia, Genealogia da Família Victoria Pereira, de Pitões das Júnias para o Mundo, Santa Catarina do Monte Sinai Editora, Agosto de 2023. Registou a marca desta editora em 2016 e tem mandado imprimir os seus livros em tipografias locais e num reduzido número de exemplares.
Faz parte do Instituto Português de Heráldica, é membro da Associação Portuguesa de Historiadores de Arte e do Centro de Estudos Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão. Faz parte da Comissão Municipal de Toponímia da Câmara Municipal do Cartaxo, como cidadão reconhecido pelos seus contributos para a História Local. Fez parte da Comissão das Comemorações do Nascimento do dramaturgo Marcelino Mesquita(1856-1919) em 2006. Foi Presidente das Comemorações dos 200 Anos da Vila do Cartaxo, no ano de 2015. Fez parte da Comissão do Centenário da Morte de Marcelino Mesquita, em 2019. Recebeu o Prémio de Personalidade do Ano 2023, atribuído pelo “Jornal de Cá” (Cartaxo).
Foi co-autor com Jorge Nunes e Rui Tavares, do guião da série televisiva de 25 episódios Memória Fotográfica, da Panavídeo, com a realização de Pedro Clérigo (RTP 2, 2018).
Foi co-autor do guião da série dedicada ao Cartaxo, “O Tempo que Passa”, primeira edição (2023).
Pode consultar-se o seu curriculum académico e profissional no site do Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, no Grupo Estudos de Lisboa (Lisbon Studies), de que faz parte, ou nas plataformas Ciência Vitae ou Orcid, pesquisando em Miguel Montez Leal.






