top of page
Miguel Montez Leal

Miguel Montez Leal

Nasceu no Cartaxo (Santarém), em 1970, filho de lisboeta e de ribatejano. Desde os quinze anos de idade que se começou a dedicar à investigação genealógica, começando por estudar e pesquisar as suas origens familiares.  ​

Tem formação na área da genealogia com o Curso Como se Faz Genealogia realizado na Biblioteca Municipal de Braamcamp Freire, em Santarém, no ano de 2005, ministrado pelo Dr. Paulo Alcobia Neves; Curso de Especialização em Genealogia e Sociedade. Pesquisar e Contextualizar, 1ª edição pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP=IFOR, Instituto de Formação e Consultoria), 1ª edição, ministrado pelo Doutor Guilherme Maia Loureiro, 2014; Curso de Introdução à Genealogia (Diploma de Especialização), Curso e Formação com o Doutor Francisco Queiroz, CRIAP, Porto, 2024.  Tem dois livros publicados neste âmbito; Cartaxo, 200 anos de concelho. Genealogia e Apelidos e Genealogia da família Victória Pereira - de Pitões das Júnias para o Mundo.​

É Doutor em História da Arte Contemporânea (2015), Mestre em História da Arte Contemporânea (2007), ambos como bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia,  licenciado em História (1992), graus obtidos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Pós-licenciado no Ramo de Formação Educacional em História (1993-1995), na mesma universidade e pós-graduado no Curso de Estudos Europeus-Dominante Jurídica realizado na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa. ​Em Espanha fez vários Cursos de Verão, dois na Fundación Sánchez-Albornoz em Ávila, em Julho de 1992, Derecho para Historiadores, curso com a duração de 60 horas; novamente em Julho de 1994, e na mesma instituição, realizou o Curso de Paleografía Medieval y Moderna.​

De 1996 até 1999 frequentou o Doctorado em Sociedad y Política en la España Moderna (siglos XV al XVIII) na Facultad de Geografía y Historia da Universidad Complutense de Madrid, tendo realizado os cursillos de Doctorado faltando a tesina e tesis para completar todo este programa de doutoramento. Fez o Curso  de Verano, Clasicismo y Clasicismos en El Siglo XX na Escuela de Historia del Arte Enrique  Lafuente Ferrari na Universidad Internacional Menéndez y Pelayo (Santander), em Agosto de 1999.​ Simultaneamente, em Madrid, foi tradutor e revisor de provas nas Ediciones El Viso, Madrid(de 1998 a 2001), tradutor de português para castelhano no El Corte Inglés (Madrid), de 2000 a 2001. Foi também Professor de Português para Estrangeiros, graus I e II na Academia Brighton(na Plaza Colón, em Madrid). Regressou a Portugal em Junho de 2001, após cinco anos na capital espanhola e voltou a ser professor de História no Ensino Secundário.  

 

É investigador, desde 2007, do Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa. De 2015 a 2023 foi Guia Especialista freelancer para a Fundação INATEL, tendo viajado por Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Noruega. Foi Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação de Santarém ( 2023-2024), tendo sido responsável por duas unidades curriculares, Património Cultural e Património Cultural em Portugal, em duas diferentes licenciaturas: Licenciatura em Ensino Básico (LEBA) e na Licenciatura em Turismo e Ambiente da Natureza (LEATN).

 

É cronista na imprensa regional desde 1994 e tem-se dedicado ao estudo e investigação da história local da sua cidade natal, o Cartaxo. É conferencista e tem participado em inúmeros colóquios e congressos desde 2007.  Possui variadíssimos artigos académicos publicados dedicando-se maioritariamente ao estudo do Romantismo em Portugal (século XIX), ao estudo da arquitectura barroca e à história medieval em Portugal. Foi coordenador da Colecção Cartaxo, 200 Anos (1815-2015), tendo sido autor de sete livros desta colecção composta por doze volumes. É autor de um livro de poesia, Latitudes e de um livro de genealogia, Genealogia da Família Victoria Pereira, de Pitões das Júnias para o Mundo, Santa Catarina do Monte Sinai Editora, Agosto de 2023. Registou a marca desta editora em 2016 e tem mandado imprimir os seus livros em tipografias locais e num reduzido número de exemplares.

Faz parte do Instituto Português de Heráldica, é membro da Associação Portuguesa de Historiadores de Arte e do Centro de Estudos Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.  Faz parte da Comissão Municipal de Toponímia da Câmara Municipal do Cartaxo, como cidadão reconhecido pelos seus contributos para a História Local. Fez parte da Comissão das Comemorações do Nascimento do dramaturgo Marcelino Mesquita(1856-1919) em 2006. Foi Presidente das Comemorações dos 200 Anos da Vila do Cartaxo, no ano de 2015. Fez parte da Comissão do Centenário da Morte de Marcelino Mesquita, em 2019. Recebeu o Prémio de Personalidade do Ano 2023, atribuído pelo “Jornal de Cá” (Cartaxo).

 

Foi co-autor com Jorge Nunes e Rui Tavares, do guião da série televisiva de 25 episódios Memória Fotográfica, da Panavídeo, com a realização de Pedro Clérigo (RTP 2, 2018). 

​​​

Foi co-autor do guião da série dedicada ao Cartaxo, “O Tempo que Passa”, primeira edição (2023).

Pode consultar-se o seu curriculum académico e profissional no site do Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, no Grupo Estudos de Lisboa (Lisbon Studies), de que faz parte, ou nas plataformas Ciência Vitae ou Orcid, pesquisando em Miguel Montez Leal. 

Livro de genealogia
Livro de genealogia
Programa de história na TV
Programa de história no Youtube
bottom of page